segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Programação de Setembro


O Itajaí em Cartaz continua em temporada até novembro! Confira a seguir a programação de Setembro projeto Toda Terça Tem Teatro, uma mostra semanal da produção teatral dos grupos e companhias itajaienses e seus convidados, sempre no Teatro Municipal de Itajaí.

Os convidados do mês são os grupos Cirquinho do Revirado (Criciúma) e o Grupo Experiência Subterrânea (Florianópolis). O primeiro apresenta-se em Itajaí em três sessões com o espetáculo “O Contra Regra” e o segundo vem à cidade em parceira com o o Circuito EnCenaCatarina dos SESC trazendo o espetáculo “Women’s White Shirts” em sessão única.

A programação dos grupos locais conta com os espetáculos “Noite” e “Devoradores de Livros” do Grupo Porto Cênico, em duas terças-feiras.

A seguir você confere maiores informações sobre os espetáculos!

Agende suas turmas e grupos escolares pelo e-mail contato@itajaiemcartaz.com.br, ou diretamente com as companhias nos fones e e-mails a seguir!

PRÓXIMA TERÇA:
DIA 03 DE SETEMBRO


Às 9h00 e 14h00
Devoradores de Livros
Grupo Porto Cênico

A peça é o resultado do trabalho do Grupo Porto Cênico, que por meio da literatura construiu uma dramaturgia voltada para o público infanto/juvenil.

Por considerar a literatura uma fonte de conhecimento, saberes e cultura que traz consideráveis benefícios para a educação da criança, o espetáculo propõe uma reflexão acerca dos hábitos de leitura e sua importância para o encontro de poesia na vida cotidiana. A encenação é conduzida por duas traças comedoras de papel, metáfora ideal para abordar o assunto, já que elas se alimentam dos livros abandonados, esquecidos nas prateleiras. A traça Bete já devorou muitos livros e a traça Abgail está começando a mudar sua rotina, e assim, ambas ingressam num universo de brincadeira, fantasia e gostosuras.

A dramaturgia é permeada por duas histórias da literatura infantil: "O Pequeno Fantasma", de Pedro Bandeira, e "O Pote Vazio", de Demi, escolhidas por abordarem termas pertinentes ao universo da criança: os medos, a solidariedade, honestidade e auto-estima da criança frente as suas limitações.
Ficha Técnica:

Direção: Leandro De Maman,
Atuação: Valéria de Oliveira e Caroline Carvalho
Técnica: Osmar de Oliveira
Cenografia e Figurinos: Samara Zukoski
Trilha Sonora Original: Chico Preto e Mr. Chuk
Dramaturgia: O Grupo
Fotografia e Design Gráfico: Leandro de Maman e Samara Zukoski
Produção: Grupo Porto Cênico


e às 20h30'

Noite
Grupo Porto Cênico

O Espetáculo:

No palco as memórias e divagações de um casal. No jogo cênico, a tensão e a busca incessante pelo momento exato da paixão perdida no tempo, como num bolero antigo. Em volta de silêncios, sensações híbridas e lembranças do passado é que se ambienta o espetáculo “Noite”, do grupo Porto Cênico.

Ficha Técnica:

Valéria de Oliveira: atuação / figurinos / maquiagem / cenário / produção executiva
Roberto Morauer: atuação / figurinos / cenário
Pépe Sedrez: direção / iluminação / cenário
Harold Pinter: texto
Stephan Baumgärtel: traduçãoAndré Ricardo de Souza: trilha sonora original / canção
Leandro De Maman: design Gráfico / fotografias
Kavita Soares: operação técnica
Osmar de Oliveira: operação técnica
Caroline Carvalho: suporte técnico
Samara Zukoski: suporte técnico
Porto Cênico: produção
O Grupo:

O Grupo Porto Cênico foi fundado em 2004, a partir de maio de 2006 sofreu uma remodelação de integrantes e se formou por atores oriundos de outros grupos e experiências teatrais. Todos provêm de uma diversificada formação que se desdobra desde o esforço autodidata à formação acadêmica em Teatro e/ou outros cursos de ensino superior. O Grupo Porto Cênico é, sobretudo um espaço de desenvolvimento da linguagem teatral. Seu próprio nome é uma metáfora para um espaço de chegadas e partidas afetuosas e responsáveis.

O Grupo tem como objetivo principal desenvolver e aperfeiçoar a formação e desempenho atorial e investigar o fazer teatral seguindo algumas premissas: a) a construção do conhecimento artístico é um processo dinâmico e plural, que pressupõe um movimento constante de desvendamento, construção e desconstrução (inclusive do próprio saber e fazer artístico). Por isto, é carregado dos sentimentos de transitoriedade, iminência, não-acabamento, imponderabilidade. b) fato teatral é o resultado de um processo complexo de criação e produção que se configura, por meio de um esforço necessariamente coletivo, em um produto artístico de e para uma comunidade.

Neste contexto o grupo constrói sua identidade no âmbito do desenvolvimento e aperfeiçoamento de cada ator e cada atriz na investigação do trabalho sobre si mesmo e da linguagem Teatral de maneira a construir espetáculos que sejam as sínteses do trabalho do Grupo.