segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CURSO DE CLOWN/PALHAÇO (Intensivo)


O Grupo Porto Cênico está Promovendo um curso de clown nos dias:19, 20, 21, 22, 26, 27, 28 e 29 de agosto, 2, 3, 4, e 5 de setembro. Dia 5/09 encerramento do curso e apresentaçãodos alunos com seu clown, aberto ao público.

Horário: 20.00 às 22.00 hs.

Sábados 09.00 às 12.00 hP

público-alvo: atores e interessados na arte do palhaço
Onde: Companhia de Dança Millennium - Ex Núcleo Artístico. Rúa Fiúza Lima, 387, Vila Operária, Itajaí, SC.

Quanto: R$ 60,00. O pagamento da inscrição pode ser feito na sede da Companhia de Dança Millennium- Ex Núcleo Artístico, Também pode ser efetuado no mesmo dia do começo das aulas.

Lembramos que as vacantes são limitadas.

Inscrições : lcorrea76@hotmail.com (Laura Correa) ou na sede da Companhia, fones: 3241.6081 / 8431.3046. Informações: 47 9905 5058 – tratar com Laura. http://www.cursosdeclowneteatro.blogspot.com/


Ementa: O clown entronca com algumas das atividades mais cotidianas e gozosas do ser humano: o jogo. Jogar é uma das experiências mais fascinantes que podemos vivenciar. Jogando nos sentimos livres, felizes, relaxados e se torna mais fácil no aproximarmos dos outros. No jogo todo é possível. Exploraremos a presença e a simplicidade do clown, buscando a simplicidade mediante o jogo. Veremos como destes jogos podem surgir diferentes estilos clownescos. Cada aluno terá que descobrir e alimentar a sua própria pesquisa, esse personagem evoluirá na medida em que o aluno encontre sentido e se aproxime ele mesmo do seu próprio clown. Pesquisaremos como ser efetivo diante do público. Improvisação e espontaneidade são pilares para começar o jogo da presença cênica, os ritmos, as pausas, a cumplicidade com o jogo, o companheiro e o público. A chamada quarta parede não existe nos diferentes espaços cênicos onde se exibe um palhaço, ele está em contato direto e permanente com o público para conseguir um sorriso.

O curso está pensado em três etapas:

- A primeira é de aproximação ao clown.

- A segunda é de descoberta e fixação do próprio clown.

- A terceira é de contato do clown com o público.


Ministrantes:

Carolina Moya. Inicia seus estudos no Instituto Vocacional de Arte (Bs As- Arg), realiza diversas oficinas de clown com os mais conhecidos professores dessa disciplina de Buenos Aires. Realiza seminários na técnica do Humor. Como atriz, tem trabalhos realizados em teatro e televisão. Como docente ministra cursos e oficinas de Teatro e Clown. Coordena na atualidade o Clube das Artes, (Centro Cultural) na Cidade Autônoma de Buenos Aires.
Laura Correa. Formada em Licenciatura e Professorado em Artes teatrais e cinematográficas na Universidade de Buenos Aires. Realiza diferentes cursos e oficinas de teatro, treinamento corporal para atores, seminários de clown, contact improvisação. Como atriz, tem trabalhos realizados em diversas obras de teatro na cidade Autônoma de Buenos Aires, assim como em curta-metragens. É co-fundadora da Companhia Teatral “Muchajunta- Teatro en grupo”, com á que realizam duas obras de criação coletiva: “De Romeos e Julietas” (teatro de rua) e “(…) puntos suspensivos”.Como docente ministra oficinas e cursos para crianças, adolescentes e adultos.