sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Itajaí em Cartaz entra na reta final

Nos dois últimos dias, sexta e sábado, mostra coloca em cena mais nove apresentações, com atrações para todos os públicos.



O 3º Itajaí em Cartaz chega à sua reta final, e o público tem apenas mais dois dias para conferir a maratona teatral que reúne o melhor da produção itajaiense. Nesta sexta, 30, estarão em cena os grupos Bagagem Cênica, Porto Cênico e a Cia Mútua, com apresentações nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Às 10h30 e às 14h30, o Porto Cênico apresenta “Devoradores de Livros”, no Teatro Municipal de Itajaí. Nos mesmos horários, o grupo Bagagem Cênica leva o seu “Assuntos de Família” à Escola Antônio Ramos, no bairro Cordeiros.
A partir das 20 horas, é a vez da Cia Mútua apresentar no Teatro Municipal o divertido espetáculo de mímica “Flashes da Vida”.

Programação de Sábado

Sábado, 31, é o último dia do 3º Itajaí em Cartaz. Às 10h30 e às 14h30, a Cia Mútua apresenta “A Caixa”, no Teatro Municipal. Às 19 horas, o grupo L.E.G.U.M.E Palhaços realiza sua intervenção clown no hall do Teatro.
Às 20 horas, sobe ao palco o grupo Dionisos, convidado de Joinville, para encerrar a mostra com a peça “Entardecer”.

Espetáculos de Sexta-feira

Porto Cênico
Em março de 2009, o grupo Porto Cênico completou cinco anos de existência. Sua proposta é produzir um teatro experimental para aplicar os conhecimentos já adquiridos, bem como explorar novas possibilidades artísticas e estéticas para compor e provocar o seu fazer teatral. É formado por atores oriundos de outros grupos e experiências teatrais.



“Devoradores de Livros” – O espetáculo propõe uma reflexão acerca do universo da leitura, da invenção, da criatividade e, sobretudo, da importância das histórias e do teatro para o encontro de poesia na vida cotidiana. A encenação é conduzida por duas traças comedoras de papel, metáfora ideal para abordar o assunto, já que elas se alimentam dos livros abandonados, esquecidos nas prateleiras. A dramaturgia é permeada por duas histórias da literatura infantil: "O Pequeno Fantasma", de Pedro Bandeira, e "O Pote Vazio", de Demi, escolhidas por abordarem termas pertinentes ao universo da criança: os medos, a solidariedade, honestidade e auto-estima da criança frente as suas limitações.

Bagagem Cênica
Suas atividades foram iniciadas em janeiro do ano 2000. O grupo, nômade, carrega sua bagagem mambembe e não firma raízes, mas deixa sementes por onde passa. Onde chega, abre a sua bagagem e monta a cena. Descerra as cortinas e as personagens, também nômades, surgem e atuam, conforme os seus destinos. Depois, recebem os aplausos, tiram a maquiagem, guardam e bagagem e... novamente se atiram à estrada.

“Assuntos de Família” – A partir de uma coletânea de textos que retratam a família através dos tempos, o espetáculo mostra vários conflitos familiares, numa performance ilustrada por três atores. A família, ao longo da história humana, nas diferentes culturas, assumiu e ainda assume as mais variadas formas de composição. Seus componentes mudam, a família fica mais ampla ou mais reduzida, inclui pessoas com laços de sangue ou não. Mas mantém a característica de ser uma organização baseada no cuidado. E cuidado, pois um dia o barraco despenca!

Despenca porque a miséria, o desemprego, a traição, a educação, o preconceito são desafios que, na busca de equilíbrio, uma família enfrenta no dia-a-dia. E, muitas vezes, não consegue vencê-los. O espetáculo traz humor e reflexão, com situações pesquisadas e vivenciadas para a criação deste texto coletivo, que é assinado pelo próprio elenco.

Cia Mútua
Atualmente estabelecida em Itajaí, a Cia Mútua foi fundada em 1993. Desde 2002, a companhia pesquisa o teatro de formas animadas com o objetivo de disseminar a arte a partir de uma poética teatral mergulhada no lirismo e na simplicidade. Sua linha de atuação abrange também a narrativa cênica, a pantomima e o clown.

Seus espetáculos já foram contemplados com premiações nacionais. A Cia Mútua também já participou de diversos festivais nacionais e internacionais, além de projetos de circulação e ocupação de espaços, como os do SESC e da CAIXA Cultural. A companhia já se apresentou na França e na Argentina, e também em diversos estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Bahia.




“Flashes da Vida” – Como o nome sugere, o espetáculo retrata fragmentos cotidianos, em sete pequenas histórias: “A Tacada Perfeita”, “Caçador de Sonhos”, “Chiclete”, “A Hora da Decisão”, “Em Apuros”, “Máquina Mortífera” e “Taradinha”.

Como reagir frente a uma porta trancada, a um carro enguiçado ou a um chiclete grudento? Quem nunca culpou o juiz pela derrota de seu time? Espetáculo solo e sem texto, que usa a mímica de forma extremamente cômica para mostrar situações comuns. Alguns adereços, onomatopéias e exíguo cenário auxiliam as cenas deste trabalho embasado na ação física, no equilíbrio-desequilibrado do clown, no improviso do jogo cênico e na relação com a plateia.

“Flashes da Vida” propõe um trabalho que dá espaço à imaginação e à subjetividade, elevando o público da posição passiva de receptor para a posição ativa de co-autor do espetáculo.

Preços Populares
Um dos objetivos do 3º Itajaí em Cartaz, além de divulgar a produção teatral itajaiense, é ofertar espetáculos a preços acessíveis. Durante toda a mostra, os ingressos custam R$ 10 a entrada, e R$ 5 a meia-entrada. Têm direito à meia-entrada crianças, idosos, estudantes e pessoas portadoras de necessidades especiais.


Mais informações:
* Coordenadores da Mostra:
Caroline Carvalho – (47) 8406-0019
Charles Augusto – (47) 8809-6193

* Contatos com os Grupos:
Porto Cênico – Valéria de Oliveira – (47) 9163-4855
E-mail: valeria@portocenico.com.br / Blog: www.portocenico.com.br

Bagagem Cênica – Valentim Schmoeller – (47) 9916-9166
E-mail: valencena@gmail.com / Site: www.anchietaartecenica.com.br

Cia Mútua – Mônica Longo – (47) 9983-6678 e 9657-3847
E-mail: ciamutua@gmail.com / Site: www.ciamutua.com.br

Texto:
André Pinheiro – Jornalista / SC 01159-JP
Assessoria de Comunicação – Fone (47) 9924-6503

Foto de “Devoradores de Livros”: Leandro de Maman
Foto de “Flashes da Vida”: Leandro Malf