sábado, 31 de outubro de 2009

Itajaí em Cartaz fecha as cortinas neste sábado

Convidados do grupo Dionisos, de Joinville, fazem espetáculo de encerramento. Em sua terceira edição, mostra atingiu seus objetivos: reunir a produção local e mobilizar a cidade em torno do teatro.



Está chegando ao fim a maratona teatral promovida pelo 3º Itajaí em Cartaz, que se encerra neste sábado, dia 31. A mostra de espetáculos, promovida pela Rede Itajaiense de Teatro, chega ao fim com mais um dia de atrações no Teatro Municipal de Itajaí, nos períodos da manhã, tarde e noite.

Um dos pontos altos desta terceira edição, certamente, foi ter colocado em cena toda a diversidade de conceitos e linguagens teatrais da produção local. “É bom conferir várias linguagens. Cada espetáculo é muito diferente um do outro”, analisa o ator Charles Augusto de Oliveira, um dos coordenadores da mostra. Consciente de que o evento é um projeto a longo prazo, Oliveira acredita que os objetivos do 3º Itajaí em Cartaz foram plenamente atingidos. “Conseguimos atingir nossos dois objetivos: reunir a nossa produção teatral e mobilizar a cidade em torno do teatro”, avalia.


Encerramento terá convidados
Em dois horários, às 10h30 e às 14h30, a Cia Mútua apresenta o espetáculo “A Caixa”. Às 19 horas, o grupo L.E.G.U.M.E Palhaços realiza sua Intervenção Clown no hall do Teatro. E, às 20 horas, sobe ao palco o grupo Dionisos, convidado de Joinville, para encerrar a mostra com a peça “Entardecer”.


Cia Mútua
Atualmente estabelecida em Itajaí, a Cia Mútua foi fundada em 1993. Desde 2002, a companhia pesquisa o teatro de formas animadas com o objetivo de disseminar a arte a partir de uma poética teatral mergulhada no lirismo e na simplicidade. Sua linha de atuação abrange também a narrativa cênica, a pantomima e o clown. Seus espetáculos já foram contemplados com premiações nacionais. A Cia Mútua também já participou de diversos festivais nacionais e internacionais, além de projetos de circulação e ocupação de espaços, como os do SESC e da CAIXA Cultural. A companhia já se apresentou na França e na Argentina, e também em diversos estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Bahia.




“A Caixa” – Tudo se inicia quando brinquedos destruídos e desprezados são jogados no lixo dentro de uma caixa. O espetáculo poderia terminar assim… No entanto, os manipuladores, inconformados, resolvem interferir na história, dando vida a um dos brinquedos: o palhaço. A frágil figura se depara com uma grande cidade, onde a esperança de encontrar alguém que salve seus companheiros de infortúnio e abandono vai sendo minada pela dureza da metrópole.

“A Caixa” é um espetáculo de teatro de animação livremente inspirado no livro “Clown”, do autor inglês Quentin Blake. Sem texto falado, utiliza como técnicas o blablado – linguagem vocal derivada do grommelots – e a manipulação direta sobre balcão. Recria a linguagem visual utilizada nos desenhos animados, sensibilizando o público infantil e adulto pela simplicidade com que desenvolve a trama.


L.E.G.U.M.E. Palhaços
Fundada em setembro de 2008, a L.E.G.U.M.E Palhaços conta com dois integrantes, Charles Augusto, de Itajaí, e Ana Carolina, de Blumenau. Charles Augusto conta que a companhia nasceu da vontade de trabalhar com palhaços, algo ainda muito pouco explorado na região. A L.E.G.U.M.E realiza dois tipos de trabalho: a montagem de espetáculos, que está sendo iniciada este ano, e as intervenções urbanas, que exploram as relações entre o palhaço e o cidadão nos espaços públicos.



“Intervenção Clown” – As intervenções de palhaços podem vir a acontecer em ônibus, ruas, terminais, supermercados, teatros, shoppings, feiras, praças e demais locais públicos e privados. O conflito entre o palhaço e o cidadão e a experiência de estudar o comportamento do homem sem demais julgamentos auxilia na descoberta de cada palhaço.


Mais informações:
* Coordenadores da Mostra:
Caroline Carvalho – (47) 8406-0019
Charles Augusto – (47) 8809-6193

* Contatos com os Grupos:
Cia Mútua – Mônica Longo – (47) 9983-6678 e 9657-3847
E-mail: ciamutua@gmail.com / Site: www.ciamutua.com.br

L.E.G.U.M.E Palhaços – Charles Augusto – (47) 8809-6193
E-mail: legumeteatro@gmail.com / Blog: legumepalhacos.blogspot.com

Texto:
André Pinheiro – Jornalista / SC 01159-JP
Assessoria de Comunicação – Fone (47) 9924-6503

Foto de “A Caixa”: Leandro de Maman.
Foto de “Intervenção Clown”: André Pinheiro.