terça-feira, 21 de abril de 2009

R E D E ITAJAIENSE DE TEATRO



Ao longo dos últimos 25 anos Itajaí vem se transformando no campo artístico, num local de potencialidade do fazer teatral, fomentando o desenvolvimento estético e organizando um ambiente híbrido da produção poética. São incontáveis os investimentos e esforços dos Grupos que surgiram nessas últimas duas décadas, para construir um teatro profissional, que se ocupou em dar dignidade aos trabalhadores do teatro. E ao dignificar a práxis desta tão antiga arte, se preocupou com uma tríade que dá vida aos projetos individuais e coletivos: formação / prática / pesquisa.

Assim, em nome de tanta luta pelo teatro desta cidade, é com muita satisfação que apresentamos a todos e todas a REDE ITAJAIENSE DE TEATRO, fundada neste ano de 2009 na cidade de Itajaí. A Rede é uma agrupação dos trabalhadores de teatro da cidade, que nos últimos quatro anos funcionou como uma Câmara Setorial de Teatro. Após diálogos, debates e projetos coletivos, entendeu-se a necessidade de uma organização mais ajustada deste agrupamento, para tanto optamos por nos ordenarmos como uma “Organização da Sociedade Civil de Interesse Público”. Estamos em procedimento com a OSCIP, a qual já possui uma diretoria eleita e que de fato já funciona e aguarda os tramites jurídicos para que possa existir de direito.

A OSCIP recebeu o nome de REDE, porque este nome alberga a metáfora do entrelaçamento que origina um tecido, o qual cria a sustentação de um conjunto de fios que se fazem em tramas plurais. É também, um conjunto de meios de comunicação e informações e, por fim é um símbolo da nossa cultura: a rede de pesca. Participam da REDE atores, atrizes, diretores (as), produtores (as) e técnicos (as) dos grupos que representam o teatro itajaiense, a saber:

A.E.C.A.- Escola de Teatro
Bagagem Cênica Cia. de Teatro
Cálice Expressão de Arte
Cia. Andante
Cia. Mútua
Cia. Etc. & Tal - NEFA: Núcleo Experimental de Formas Animadas
Cia. Experimentus Teatrais
L.E.G.U.M.E. Palhaços
Grupo G.E.M.A
Grupo Porto Cênico
Grupo Teatral Acontecendo por Aí
Sua Cia. de Teatro