quinta-feira, 30 de abril de 2009

Atividades do Grupo Porto Cênico

O Porto Cênico segue no mês de maio com mais uma bateria de atividades artísticas. Além de levar seus espetáculos às escolas de Itajaí, também apresentará em maio nas cidades de Guabiruba, Balneário Camboriú e Barra Velha.
A novidade do mês é a participação do Grupo nos Festivais de Teatro da FECATE (Federação Catarinense de Teatro) e FIT Festival Nacional Ipitanga de Teatro na Bahia. Os espetáculos do Grupo que representarão Itajaí nesses festivais são “Devoradores de Livros” destinado ao público infanto/juvenil e “NOITE” destinado ao público adulto.
Noite: “Noite” inspira a latente questão entre o estar e o ser. “Noite” é hoje, mas está para o amanhã. “Noite” é silêncio, mas está verbalizado. “Noite” é um fio de esperança, mas está à beira do abismo. O autor da peça é habilidoso em colocar personagens comuns frente à situações complexas, com o intuito de vivenciar sensações desconhecidas. O espetáculo não foge a regra, mas vai além. Traz, em sua entrelinha, a grandeza da discussão polêmica, onde sua duração só é vencida quando alguém se convence do discurso do outro. Ou seja, em campo de batalha não se abandona a trincheira até ter a certeza que o inimigo está morto, ou se tornou um aliado.” Everton Girardi (jornalista)
Devoradores de Livros: Devoradores de livros, em sua dramaturgia própria se apresenta como um texto caleidoscópico, como a estranha máquina de metáforas do jesuíta alemão Athanasius Kircher, que no século XVII apresentava uma história dentro de outra história, a coisa dentro da outra, colocando o leitor frente a um quadro de ilusões e especulações. Labirinto de letras, poemas, histórias que se cruzam como na Biblioteca de Babel de Borges. Cheios de ternuras e tremores faz o público se prostrar diante dos livros e os beijar. Uma biblioteca secreta, com galerias hexagonais, armada de volumes preciosos. Uma biblioteca infinita. Adair de Aguiar Neitzel (Profª Drª em Literatura)
Confira as críticas integrais e fotos das atividades em www.portocenico.com.br
Além das atividades de Espetáculos o Grupo ainda desenvolve atividades de formação com oficinas e cursos de teatro e artes em geral. As oficinas são desenvolvidas pelos membros do Grupo com formação devida na área. O público alvo é composto por atores e atrizes / alunos-atores / professores de artes / pedagogos / arte-educadores / professores de áreas diversas.

Acompanhe nossa agenda:
Dia 06 de maio - NOITE - Festival Catarinense de Teatro - Joinville/SC 22h
Dia 09 de maio - Devoradores de Livros - Festival Ipitanga de Teatro - Salvador/Bahia / 9h

Dias 15 / 16 / 17 de maio - NOITE - Temporada na AJOTE / Joinville/SC / 20h 30'
Dia 16 de maio - Workshop "Ação Vocal" - Fábio Hostert - Local: Sede das 9h às 17h
Dia 27 de maio - Devoradores de Livros - Teatro Municipal - 14h 30'

Todas terças-feira: curso de teatro - noite
Todas quartas-feira: ensaio do novo espetáculo "Vestígios" - noite
Todas quintas-feira: treinamentos - noite
Toda sexta-feira: aula de canto com Bárbara Damásio – manhã