domingo, 10 de maio de 2009

Agenda Cultural de Itajai - Maio

Música

*The Beatles Song’s
Cia Filarmônica de SP

Local: Teatro Municipal de Itajaí
Dia 14 de maio - Quinta-feira
Horário: 20h30min
Ingressos: (preço ainda não repassado pelo produtor)
Saiba mais: A Cia. Filarmônica apresenta uma formação diferente para mostrar o repertório do grupo pop mais famoso e influente do mundo: quarteto de cordas, três vozes, violão, guitarra, piano, bateria, guitarra e contrabaixo. O Quarteto de cordas é composto por músicos que pertencem às principais orquestras do Brasil como a Sinfônica de Campinas e Osesp. Pontuado por divertidas participações da dupla de músicos e humoristas JICA Y TURCÃO, o show conta com um artefato cênico especialmente criado, um incrível “gerador de caracteres”, onde a platéia canta juntamente com a “bolinha dançante”. The Beatles’ Songs com a Cia. Filarmônica renova a emoção de quem viveu a música dos anos 60.

*Projeto Encontro Mercado
Local: Centro de Cultura Popular (Mercado Velho)
Horário: 12h às 16h
Entrada Gratuita
-Dia 16 maio – Apresentação Louise Lucena
-Dia 23 maio – Apresentação Sergio Spezin
-Dia 30 de maio - Apresentação Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí


*Projeto SESC Música 2009 apresenta:Duo de Violão e Acordeon Florianópolis - SC Local: Teatro Municipal de Itajaí
Dia 18 de maio - Segunda-feira
Horário: 20h
Entrada Gratuita (retirar ingressos com antecedência na bilheteria do Teatro)
Saiba mais: Alessandro Kramer e Guinha Ramirez são virtuoses instrumentistas e grandes compositores. O duo apresenta um repertório de composições próprias e músicas de Astor Piazzola, Alegre Côrrea, Heraldo Monte, entre outros. A sintonia entre os dois músicos tem levado o melhor da música do sul do país para platéias do resto do país e para outros lugares do mundo, sempre com grande sucesso.Alessandro Kramer finalista do prêmio Visa – edição instrumental foi considerado pela crítica européia a revelação do festival Mundial do Acordeão. Guinha Ramirez tem acompanhado cantoras como Elza Soares e Elizah. É um dos integrantes da banda Dr. Cipó com quem tem se apresentado pelo país.

*Sarau Musical com Célia Pedro
Local: Museu Histórico de Itajaí, Salão Nobre Rui Barbosa
Dia 20-Quarta-feira
Horário: 19h
Entrada Gratuita

*Projeto SESC Sonora Brasil apresenta: Violão nas regiões Nordeste e Sul
João Pedro Borges (MA) e Daniel Wollf (RS)
Local: Conservatório de Música de Itajaí
Dia 21 - quinta-feira
Horário: 20h30
Entrada Gratuita
Sinopse:Com o tema VIOLÃO BRASILEIRO, a 12ª edição do Projeto SONORA BRASIL traz a público um panorama da obra violonística desenvolvida no país nas últimas décadas, através da realização de concertos envolvendo oito violonistas que interpretam a obra de compositores das cinco regiões onde estão localizados seus estados de origem. Nesta primeira etapa teremos a participação de Daniel Wolff (RS) e João Pedro Borges (MA)

*XII Encontro Regional da ABEM Sul e V Fórum Catarinense de Educação Musical
Tema - Música na educação Básica: compromissos e perspectivas
Conferências – Palestras – Debates – Sessões de Pôsteres – Grupos de Trabalho – Mini-Cursos – Lançamento de Livros – Apresentações Musicais
Local: Univali-Itajaí – Bloco: 17
Período: 21-23/05
Mais informações: 3341-7990

Artes Plásticas

*Exposição: Da Costa do Vale da Serra, Modernismo em Santa Catarina
Bianca Tomaselli
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Durante todo o mês

A mostra consiste em uma extensa pesquisa desenvolvida pela artista plástica e pesquisadora Bianca Tomaselli sobre o movimento modernista e a sua influência nas artes e na arquitetura catarinense. A exposição itinerante do SESC, com realização da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural e Casa da Cultura Dide Brandão, tem participação do Instituto Meyer Filho e Fundação Hassis.

*Exposição de Arte Contemporânea e Literatura: “Cartografias”
Cláudia Regina Telles

Local: Átrio do Paço da Prefeitura Municipal de Itajaí -
A partir do dia 14 até 29, de segunda à sexta-feira, entre 8h e 18h

Podemos definir cartografias como a arte ou a ciência de produzir mapas através de desenhos, mas esta denominação pode ser um tanto quanto restrita se for utilizada para descrever a mostra “Cartografias”, da multiartista Cláudia Regina Telles.
A exposição composta por 32 obras será aberta a partir da próxima quinta-feira, 14 de maio, às 18h, no Átrio do Paço da Prefeitura Municipal de Itajaí. Segundo a artista, seus trabalhos são “frutos do processo investigativo sobre o desenho, o manuscrito, o traço, a escritura, assim como o uso da palavra, da linguagem poética, seus contornos, melindres e sutilezas”.
As cartografias de Cláudia foram realizadas entre 2007 e 2009. Elas misturam literatura e artes plásticas. São poemas de escrita fluída, composições intuitivas e de natureza psicológica. As palavras não necessitam de narrativa, mas são transcritas em forma de desenho e remetem imagens de mapas. Para compor as obras foram utilizados diversos materiais, como telas, papel cartão e até a própria parede da galeria.
A idéia da exposição surgiu com a obra “Cartografia” produzida especificamente para a mostra Pretexto Arte Contemporânea do Sesc, realizada entre os dias 07 e 30 de abril na prefeitura. Esta cartografia desenho/instalação contém três metros quadrados e foi composta diretamente no painel/parede da estrutura. “Este trabalho é único, tem caráter performático, efêmero e só existe naquele espaço”, completa Cláudia. Todas as obras podem ser conferidas até o dia 29 de maio de 2009, de segunda à sexta-feira, entre 8h e 18h no Átrio do Paço da Prefeitura Municipal de Itajaí.
Serviço

*Exposição de fotografia “Efêmeros Eternos”
Marcelo Sokal
Local: Galeria Municipal de Artes
Até o dia 29, com horário de funcionamento de 2ª a 6ª das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábados, domingos e feriados a Galeria abre em horários especiais, sendo variáveis.

*Exposição de cerâmica "Touch Me"
Fernanda Ribas Mira Ferreira.
Local: Galeria Municipal de Artes
Até o dia 29 , com horário de funcionamento de 2ª a 6ª das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábados, domingos e feriados a Galeria abre em horários especiais, sendo variáveis.

*Exposição “Flash: A Fotografia como Registro da Memória"
Dia 19 de maio – Terça-feira
Saiba mais: A exposição tem o objetivo de mostrar a máquina fotográfica registrando os 90 anos do Clube Náutico Marcílio Dias.


Audiovisual

*Apresentação de Vídeos e Discussão sobre o Nosso Patrimônio
Local: Museu Histórico de Itajaí, Salão Nobre Rui Barbosa
Dia 21 de maio – Quinta-feira
Horário: 19h
Entrada Gratuita

Dança
*Não recebemos nenhum informe sobre eventos

Literatura

*Poesia e Música: A Terceira Idade Encontrando com o Museu
Local: Museu Histórico de Itajaí, espaço da Ação Educativa
Dia 22 de maio – Sexta-feira
Horário: 14h
Entrada Gratuita

*Projeto SESC Baú De Histórias apresenta: Histórias de Malasartes – um malandro de coração
(Cia Rústico Teatral Joinville - SC)
Local: Colégio Estadual Nilton Kucker
Dia 27- quarta-feira
Horário: 10h30 / 15h
Entrada Gratuita
Sinopse: Malasartes é o representante do típico caipira de todas as regiões brasileiras, um sujeito astuto que se utiliza de artimanhas para, como ele mesmo diria, “ganhar um dinheirinho fácil pra poder se divertir” e, é claro, encher sua barriga! Augusto Pessoa afirma que “ele sempre é apresentado com todos os clichês do típico homem do povo: magro, amarelo, aparentemente fraco, feio”. No entanto, Pedro Malasartes tem uma característica especial: é finório. Tira proveito apenas dos avarentos, sovinas, exploradores, malvados: do coronel que não quer pagar o empregado decentemente, do fazendeiro que quer tirar vantagem, em tudo, dos egoístas que não compartilham do muito que têm com os humildes. Como não fica parado por muito tempo em lugar nenhum, por onde Pedro passa alguém é passado pra trás. Pedro Malasartes é um malandro fácil de ser encontrado na literatura mundial. Aqui mesmo no Brasil encontramos inúmeras histórias dessa figura que, por meio da sabedoria popular, engana todos aqueles que se acham os donos do mundo, seja porque têm mais dinheiro e pensam que os pobres devem servi-los sem pestanejar, seja porque se consideram mais inteligentes.Público alvo: a partir de 08 anos de idade.
Duração: 35 minutos