sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Começa neste sábado o 3º Itajaí em Cartaz




A partir deste sábado, 24, entrará em cena o melhor da produção teatral itajaiense. A abertura do 3º Itajaí em Cartaz acontece às 11 horas, no calçadão da Rua Hercílio Luz, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão. Ainda no sábado, a programação prossegue à noite, no Teatro Municipal de Itajaí, a partir das 19 horas.

Promovida pela Rede Itajaiense de Teatro, a mostra terá 31 apresentações em oito dias, com a participação de onze grupos da cidade. O intercâmbio iniciado na 2ª edição do evento, em 2008, também será ampliado, com a presença de duas companhias convidadas, uma de Criciúma e outra de Joinville, que farão, respectivamente, a abertura e o encerramento do 3º Itajaí em Cartaz.

Espetáculo na Rua
O Itajaí em Cartaz terá início às 11 da manhã, com o espetáculo “Amor Por Anexins”, da Cia. Cirquinho do Revirado, de Criciúma. A peça, que será apresentada em frente à Casa da Cultura, coloca em cena três atores, que utilizam figurinos de época e pernas-de-pau.

Desta forma, é contada a história de um velho solteirão, o asqueroso Isaías, que tenta conquistar a viúva costureira Inês utilizando anexins (ditados populares e provérbios). Desiludida com o ex-noivo, que rompe o compromisso por carta depois de encontrar outra mulher em melhor situação financeira, Inês resolve enfrentar o velho rabugento, também por causa do dinheiro.

Para que Isaías ganhe a mão de Inês, ele é desafiado a não falar em versos durante meia-hora. A história é costurada pelo mestre de pista, papel criado para abrir e fechar a peça, fazer a sonoplastia e a contrarregragem cênica.

Teatro Municipal
Às 19 horas, no hall do Teatro, a Cia Mútua apresenta “Missiva e Miragem”, espetáculo de teatro lambe-lambe. Em seguida, será a vez do grupo L.E.G.U.M.E, com uma Intervenção Clown. Em seguida entram em cena, no palco do Municipal, dois espetáculos da AECA: “A Pena e a Lei”, às 20 horas, e “Plínio Marcos”, às 21 horas.

Cia Mútua
Atualmente estabelecida em Itajaí, a Cia Mútua foi fundada em 1993. Desde 2002, a companhia pesquisa o teatro de formas animadas com o objetivo de disseminar a arte a partir de uma poética teatral mergulhada no lirismo e na simplicidade. Sua linha de atuação abrange também a narrativa cênica, a pantomima e o clown.

Seus espetáculos já foram contemplados com premiações nacionais. A Cia Mútua também já participou de diversos festivais nacionais e internacionais, além de projetos de circulação e ocupação de espaços, como os do SESC e da CAIXA Cultural. A companhia já se apresentou na França e na Argentina, e também em diversos estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Bahia.

Missiva e Miragem -Teatro Lambe-lambe
Embora sejam dois espetáculos distintos, “Missiva” e “Miragem” são apresentados simultaneamente.
“Missiva” – As mensagens em garrafas estão pelo mundo, jogadas ao sabor das ondas. Que fim elas levam? Vão ao fundo ou encalham? São profundas ou ‘algo que as valham’? Espetáculo inspirado nas garrafas sem destino, que navegam pelos mares à procura de alguém que as decifre.

“Miragem” – Inspirada livremente no texto “La Sed”, de Rafael Curci, “Miragem” é uma reflexão sobre as diversas “sedes” que o ser humano sente nos desertos de sua vida. E você, tem sede de quê?

L.E.G.U.M.E. Palhaços
Fundada em setembro de 2008, a L.E.G.U.M.E Palhaços conta com dois integrantes, Charles Augusto, de Itajaí, e Ana Carolina, de Blumenau. Charles Augusto conta que a companhia nasceu da vontade de trabalhar com palhaços, algo ainda muito pouco explorado na região. A L.E.G.U.M.E realiza dois tipos de trabalho: a montagem de espetáculos, que está sendo iniciada este ano, e as intervenções urbanas, que exploram as relações entre o palhaço e o cidadão nos espaços públicos.

“Intervenção Clown” – As intervenções de palhaços podem vir a acontecer em ônibus, ruas, terminais, supermercados, teatros, shoppings, feiras, praças e demais locais públicos e privados. O conflito entre o palhaço e o cidadão e a experiência de estudar o comportamento do homem sem demais julgamentos auxilia na descoberta de cada palhaço.

Alunos do Exercício Cênico Anchieta – AECA
Iniciada em 1995, a escola teatral AECA é formada por alunos remanescentes dos Cursos Básicos de Teatro ministrados na Casa da Cultura Dide Brandão pela companhia Anchieta Arte Cênica, fundada em 1985. O diretor Valentim Schmoeler explica que a escola não possui fins lucrativos. “Os alunos pagam uma mensalidade de cinco quilos de alimentos não-perecíveis para a composição de cestas básicas que são doadas a pessoas necessitadas”, detalha.

Dois ou três espetáculos anuais são montados pela AECA. Ao todo, já foram mais de 20 produzidos, além de alguns remontados. A escola conta hoje com 40 alunos.

“Plínio Marcos: Pornografando e Subvertendo” – Texto baseado na vida e na obra do santista Plínio Marcos, um dos dramaturgos mais premiados e proibidos do Brasil. A peça possui formato de reportagem, uma reportagem de um mal tempo, experiências vividas sem ficção por um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, que passou de cabeça erguida por ditaduras e ditadores durante toda a sua vida. De um modo divertido, o espetáculo chama a platéia a pensar e refletir sobre a sociedade, a política e até sobre ela mesma, sem compromisso de época ou lugar específico, pois como dizia Plínio Marcos, “o país não evolui...”

“A Pena e a Lei” – Adaptado da obra homônima de Ariano Suassuna, o texto retrata as condições da moral humana perante as leis divinas. Numa cidadezinha no interior da Paraíba, chega uma moça trazendo consigo uma prima que também fugia das penúrias da serra, e que deixa todos os homens loucos de paixão. Porém, apenas três deles disputam o coração desta dama: o delegado Rangel, o coronel Vicentão e um sujeitinho metido a valente chamado Benedito. Mal sabem eles que o amor já tomou o coração da moça. Assim, levarão esta briga até o céu, onde encontrarão aquele que pode dar rumo às suas almas.


Mais informações:

* Coordenadores da Mostra:
Caroline Carvalho – (47) 8406-0019
Charles Augusto – (47) 8809-6193

* Contatos com os Grupos:
Cia Mútua – Mônica Longo – (47) 9983-6678 e 9657-3847
E-mail: ciamutua@gmail.com / Site: www.ciamutua.com.br

L.E.G.U.M.E Palhaços – Charles Augusto – (47) 8809-6193
E-mail: palhacoslegume@gmail.com / Blog: legumepalhacos.blogspot.com

AECA – Valentim Schmoeller – (47) 9916-9166
E-mail: valencena@gmail.com / Site: www.anchietaartecenica.com.br


Texto:
André Pinheiro – Jornalista / SC 01159-JP
Assessoria de Comunicação – Fone (47) 9924-6503