quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Estreia de “Rounin”, do grupo Porto Cênico

Encenado na noite de terça, no lado de fora do Teatro Municipal de Itajaí, espetáculo agradou o público e atraiu moradores das proximidades, principalmente crianças. Programação do dia também incluiu “Brincando de Bonecos”, com a Cia Experimentus Teatrais.



A noite desta terça, 27, foi marcada pela estreia de um espetáculo inovador no 3º Itajaí em Cartaz. Em sua primeira apresentação, “Rounin”, do grupo Porto Cênico, agradou os espectadores que foram até o Teatro Municipal e também atraiu a atenção e trouxe a presença de pessoas que moram nas proximidades do local.
Contando apenas com um ator, que não possui texto e contracena com bonecos de luz projetados sobre a parede, “Rounin” alia o contemporâneo ao tradicional. No espetáculo, estão lado a lado a inovação – na linguagem e no uso de tecnologias – e a historicidade dos rounins, samurais que não tinham senhores a servir no Japão Medieval.



Além da tensão natural que envolve toda estreia, o grupo soube superar com maestria também alguns problemas técnicos na projeção das luzes. Em cena, o ator Osmar de Oliveira manteve a concentração e segurou a apresentação enquanto o restante do grupo se empenhava e, felizmente, resolvia o problema. Dirigido por Leandro de Maman, o espetáculo “Rounin” é resultado de uma parceria internacional com o grupo britânico Zecora Ura Theatre Network.

Alguns moradores das proximidades, principalmente crianças, pararam suas brincadeiras e saíram de suas casas para assistir à apresentação. “Achei interessante. Gostei da parte em que ele estava preso”, afirma Ismael Joaquim da Silva, de 14 anos. Apesar da pouca idade, Beatriz Silva de Souza, oito anos, também aprovou “Rounin”: “Gostei. Achei legal quando aparece a mulher no elevador”.

Sandra Pitta, 46, foi uma das pessoas que compareceu ao Teatro Municipal de Itajaí para assistir à estreia do Porto Cênico. “Gostei muito. E acho que deveriam prestigiar e divulgar mais o teatro”, analisa.




Brincando de Bonecos
Durante o dia, as atrações ficaram por conta da Cia Experimentus Teatrais. Em dois horários, às 10h30 e às 14h30, o grupo subiu ao palco do Teatro Municipal com “Brincando de Bonecos”.
O espetáculo visa estimular a capacidade narrativa, incentivar a criatividade e divertir o espectador. Alguns bonecos são feitos a partir de materiais recicláveis, e, em alguns casos, montados diante dos olhos do espectador.
“Brincando de Bonecos” é composto por cinco quadros, com diferentes tramas que vão se tornando cada vez mais complexas. Entram em cena bonecos de diferentes estilos de manipulação. A cada quadro, estes são mais elaborados. As cenas não têm texto verbal, e se utilizam apenas de música, onomatopéias e outros ruídos que a criança faz quando brinca.
Através da simplicidade, da brincadeira e do jogo, “Brincando de Bonecos” nos mostra como é fácil inventar uma estória, e como é fácil brincar. Um espetáculo para todas as idades.


Mais informações:
* Coordenadores da Mostra:
Caroline Carvalho – (47) 8406-0019
Charles Augusto – (47) 8809-6193

Texto e fotos nesta postagem:
André Pinheiro – Jornalista / SC 01159-JP
Assessoria de Comunicação – Fone (47) 9924-6503

Link para mais fotos:
* “Brincando de Bonecos”, por Leandro de Maman.
* “Rounin”, por Priscila Demarch.
Clique aqui.