segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Teatro de rua e bonecos fazem a programação desta terça no Itajaí em Cartaz

Nesta terça, 27, o 3º Itajaí em Cartaz continua mostrando toda a diversidade da produção dos grupos de teatro da cidade. Nos horários da manhã e da tarde a Cia Experimentus Teatrais realiza as suas primeiras apresentações na mostra. Já o grupo Porto Cênico estréia um novo espetáculo à noite.
Às 10h30 e às 14h30, o Teatro Municipal de Itajaí recebe a Cia Experimentus Teatrais, com a apresentação de “Brincando de Bonecos”. Já às 20 horas, o grupo Porto Cênico irá trazer ao público, pela primeira vez, a sua nova produção, “Rounin”. O espetáculo de rua, que conta com algumas novidades, será encenado no lado de fora, junto à parede lateral do Teatro.

Cia Experimentus Teatrais
Fundada em 1999, a Cia Experimentus Teatrais desenvolve espetáculos para todas as idades. Suas montagens são parte de um estudo sobre o trabalho do ator e suas relações (texto, direção, espaço, e platéia). A companhia tem construído sua dramaturgia a partir de obras literárias ou fragmentos de textos diversos, num processo em que atores, diretor e dramaturgo são colaboradores mútuos.

Seus espetáculos se adaptam aos mais diversos espaços, o que permite um grande deslocamento das salas convencionais de teatro e descentraliza suas apresentações. Desta forma, a companhia busca a formação de um público mais amplo e diferenciado, sem distinção de classes sociais e educacionais. A Experimentus Teatrais já participou de importantes encontros e festivais, ao lado de artistas de vários países da América e Europa. Suas apresentações já foram vistas por mais de 70mil pessoas em diversos estados brasileiros.



“Brincando de Bonecos” – O espetáculo visa estimular a capacidade narrativa, incentivar a criatividade e divertir o espectador. Alguns bonecos são feitos a partir de materiais recicláveis, e, em alguns casos, montados diante dos olhos do espectador.

“Brincando de Bonecos” é composto por cinco quadros, com diferentes tramas que vão se tornando cada vez mais complexas. Entram em cena bonecos de diferentes estilos de manipulação. A cada quadro, estes são mais elaborados. As cenas não têm texto verbal, e se utilizam apenas de música, onomatopéias e outros ruídos que a criança faz quando brinca.

Através da simplicidade, da brincadeira e do jogo, “Brincando de Bonecos” nos mostra como é fácil inventar uma estória, e como é fácil brincar. Um espetáculo para todas as idades.

Porto Cênico
Em março de 2009, o grupo Porto Cênico completou cinco anos de existência. Sua proposta é produzir um teatro experimental para aplicar os conhecimentos já adquiridos, bem como explorar novas possibilidades artísticas e estéticas para compor e provocar o seu fazer teatral. É formado por atores oriundos de outros grupos e experiências teatrais.



“Rounin” – O conceito do espetáculo nasce de uma figura histórica específica do Japão Medieval: os Rounins, que podem ser definidos como samurais sem senhores a servir. “Rounin” trata da história de um performer-estátua-samurai que decide abandonar sua posição de homem-estátua e executar um ato de heroísmo. Atendendo um pedido de socorro, tenta limpar as ruas de monstros que assolam a cidade. O espetáculo faz uso de elementos tradicionais em trabalhos performáticos de rua, como o performer-estátua, bonecos gigantes e arte performática. Neste espetáculo os bonecos-gigantes são feitos com luz, gerados por meio de um projetor digital.


Mais informações:
* Coordenadores da Mostra:
Caroline Carvalho – (47) 8406-0019
Charles Augusto – (47) 8809-6193

* Contatos com os Grupos:
Cia Experimentus Teatrais – Sandra Knoll – (47) 9909-9341
E-mail: knoll.sandra@gmail.com / Blog: oespacoemaberto.blogspot.com

Porto Cênico – Valéria de Oliveira – (47) 9163-4855
E-mail: valeria@portocenico.com.br / Blog: www.portocenico.com.br

Texto:
André Pinheiro – Jornalista / SC 01159-JP
Assessoria de Comunicação – Fone (47) 9924-6503

Fotos:
* Espetáculo “Brincando de Bonecos”:
Rivo Biehl
* Espetáculo “Rounin”:
Leandro de Maman