segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Espetáculo adulto e teatro lambe-lambe estarão em cena na noite desta segunda

A maratona teatral promovida pelo 3º Itajaí em Cartaz chega ao seu terceiro dia nesta segunda, dia 26. Na noite de hoje, as atrações no Teatro Municipal ficam por conta da Cia Mútua e do grupo Porto Cênico.

A partir das 19 horas, a Cia Mútua estará no hall do Municipal com as caixas de teatro lambe-lambe dos espetáculos “Missiva” e “Miragem”. Logo depois, às 20 horas, o grupo Porto Cênico sobe ao palco com o espetáculo “Noite”.

Nos horários da manhã e da tarde, a Cia Andante realizou duas apresentações da peça “Menino Maluquinho” para turmas de alunos de escolas da cidade.

Porto Cênico
Em março de 2009, o grupo Porto Cênico completou cinco anos de existência. Sua proposta é produzir um teatro experimental para aplicar os conhecimentos já adquiridos, bem como explorar novas possibilidades artísticas e estéticas para compor e provocar o seu fazer teatral. É formado por atores oriundos de outros grupos e experiências teatrais.

“Noite” – Com duração de 45 minutos, o espetáculo é dirigido a espectadores maiores de 18 anos. No palco, são trazidas à tona as memórias e divagações de um casal. No jogo cênico, a tensão e a busca incessante pelo momento exato da paixão perdida no tempo, como num bolero antigo. Em volta de silêncios, sensações híbridas e lembranças do passado. A peça apresenta uma estética diferenciada, trazendo o público ao palco e colocando frente a frente as platéias feminina e masculina. O texto do escritor e dramaturgo inglês Harold Pinter (Nobel de Literatura), com tradução de Stephan Baumgarten, retrata o cotidiano de dois amantes que, entre paixão, empoeiradas emoções e silêncios, apresentam uma vida que ainda pulsa.



Cia Mútua
Atualmente estabelecida em Itajaí, a Cia Mútua foi fundada em 1993. Desde 2002, a companhia pesquisa o teatro de formas animadas com o objetivo de disseminar a arte a partir de uma poética teatral mergulhada no lirismo e na simplicidade. Sua linha de atuação abrange também a narrativa cênica, a pantomima e o clown.

Seus espetáculos já foram contemplados com premiações nacionais. A Cia Mútua também já participou de diversos festivais nacionais e internacionais, além de projetos de circulação e ocupação de espaços, como os do SESC e da CAIXA Cultural. A companhia já se apresentou na França e na Argentina, e também em diversos estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Bahia.

Missiva e Miragem - Teatro Lambe-lambe
Embora sejam dois espetáculos distintos, “Missiva” e “Miragem” são apresentados simultaneamente.
“Missiva” – As mensagens em garrafas estão pelo mundo, jogadas ao sabor das ondas. Que fim elas levam? Vão ao fundo ou encalham? São profundas ou ‘algo que as valham’? Espetáculo inspirado nas garrafas sem destino, que navegam pelos mares à procura de alguém que as decifre.
“Miragem” – Inspirada livremente no texto “La Sed”, de Rafael Curci, “Miragem” é uma reflexão sobre as diversas “sedes” que o ser humano sente nos desertos de sua vida. E você, tem sede de quê?

Espetáculos de Domingo
Os Alunos do Exercício Cênico Anchieta – AECA e a Cia Andante fizeram a programação de domingo, dia 25. A Cia Andante realizou duas sessões do teatro lambe-lambe “Espia Só”, às 15 e às 19 horas. A AECA colocou em cena dois espetáculos: “Meninos de Papel”, às 16 horas, e o divertido “A Megera Domada”, às 20 horas.







Mais informações:
* Coordenadores da Mostra:
Caroline Carvalho – (47) 8406-0019
Charles Augusto – (47) 8809-6193

* Contatos com os Grupos:
Cia Mútua – Mônica Longo – (47) 9983-6678 e 9657-3847
E-mail: ciamutua@gmail.com / Site: www.ciamutua.com.br

Porto Cênico – Valéria de Oliveira – (47) 9163-4855
E-mail: valeria@portocenico.com.br / Blog: www.portocenico.com.br

Texto:
André Pinheiro – Jornalista / SC 01159-JP
Assessoria de Comunicação – Fone (47) 9924-6503

Fotos
Espetáculo “Noite”:
Kavita Soares
Espetáculo “Meninos de Papel”:
Leandro de Maman
Espetáculo "A Megera Domada":
André Pinheiro