domingo, 25 de outubro de 2009
Diversidade de atrações marca a primeira noite do 3º Itajaí em Cartaz no Teatro Municipal
O hall do Teatro Municipal de Itajaí esteve bastante movimentado na noite deste sábado, 24. Além das caixas de teatro lambe-lambe da Cia Mútua, que apresentava os espetáculos “Missiva” e “Miragem”, o local recebeu a visita dos palhaços do grupo L.E.G.U.M.E, que provocaram muitas risadas com sua intervenção clown, e contou também com a inusitada presença do gigantesco boneco Jack, criação do ator e bonequeiro Toni, de Rio do Sul.
No palco, os Alunos do Exercício Cênico Anchieta – AECA apresentaram dois espetáculos. Baseado na obra de Ariano Suassuna, o primeiro deles, o divertido “A Pena e a Lei”, é uma narrativa que mistura o profano e o sagrado, tratando, de um lado, de temas como conquistas e traições amorosas, e, de outro, da finitude humana e do que nos espera após a morte.
Teatro no escuro
A segunda peça encenada pela AECA foi “Plínio Marcos: Pornografando e Subvertendo”. Como o próprio título indica, o texto é baseado na vida e na obra do grande dramaturgo brasileiro Plínio Marcos. Palavrões, tapas na cara e uma forte tensão, decorrente do impacto causado pelo texto, conferem grande força ao espetáculo.
Durante a apresentação de “Plínio Marcos”, um problema externo causou a queda de energia no Teatro Municipal. Mesmo assim, o grupo não perdeu o pique e continuou em cena e o problema de iluminação, em vez de prejudicar, acabou o clima pesado e a dramaticidade da apresentação.
Espetáculos de hoje
No domingo, dia 25, a programação do 3º Itajaí em Cartaz começa já no período da tarde, no Teatro Municipal. A primeira apresentação será da Cia Andante, às 15 horas, com o teatro lambe-lambe “Espia Só”. Em seguida, às 16 horas, sobe ao palco a AECA, com a peça “Meninos de Papel”.
Às 19 horas, a Cia Andante realiza nova apresentação do teatro lambe-lambe “Espia Só”. Às 20 horas, a AECA volta à cena, com “A Megera Domada”.
Cia Andante
Formada por Jô Fornari, Laércio Amaral e Sandra Knoll, a Cia Andante está sediada em Itajaí desde 2005. Seu foco de pesquisa é a linguagem do teatro de animação e narrativa cênica (contação de histórias). Na linguagem do teatro de animação, desenvolve trabalhos com bonecos de luva, bonecos gigantes e o teatro lambe-lambe (miniatura).
“Espia Só!” - É uma interferência urbana de teatro lambe-lambe, constituída por dois ambientes teatrais: uma tenda e três caixas. Um grupo de ciganos chega à praça, monta a tenda e as “caixas-surpresas”. Os “ciganos” abordam as pessoas para vender ou simplesmente mostrar seus sonhos e magias: os espetáculos. No interior das caixas são apresentados, simultaneamente, três espetáculos: “Maria do Cais”, “Trickster” e “O Quarto de Edith”. No repertório, histórias para todos os públicos. Em cada caixa, minutos de sonho para espiar à vontade.
Alunos do Exercício Cênico Anchieta – AECA
Iniciada em 1995, a escola teatral AECA é formada por alunos remanescentes dos Cursos Básicos de Teatro ministrados na Casa da Cultura Dide Brandão pela companhia Anchieta Arte Cênica, fundada em 1985. O diretor Valentim Schmoeler explica que a escola não possui fins lucrativos. “Os alunos pagam uma mensalidade de cinco quilos de alimentos não-perecíveis para a composição de cestas básicas que são doadas a pessoas necessitadas”, detalha.
Dois ou três espetáculos anuais são montados pela AECA. Ao todo, já foram mais de 20 produzidos, além de alguns remontados. A escola conta hoje com 40 alunos.
“Meninos de Papel” – Eles são três palhaços, que além de peripécias e palhaçadas, contam histórias. Eles já contaram muitas histórias... E nesse momento eles vão contar, interpretar e viver as personagens de “Meninos de Papel”.
“A Megera Domada” – Uma trama cheia de enlaces, armadilhas e surpresas, “A Megera Domada” é uma livre adaptação da obra homônima de Shakespeare, que mostra a situação de submissão e passividade das mulheres e da autoridade e machismo dos homens do século XIX.
Mais informações:
* Coordenadores da Mostra:
Caroline Carvalho – (47) 8406-0019
Charles Augusto – (47) 8809-6193
* Contatos com os Grupos:
Cia Andante – Jô Fornari – (47) 9624 6790
E-mails: andante@bol.com.br / Blog: www.cia-andante.blogspot.com
AECA – Valentim Schmoeller – (47) 9916-9166
E-mail: valencena@gmail.com / Site: www.anchietaartecenica.com.br
Texto e fotos:
André Pinheiro – Jornalista / SC 01159-JP
Assessoria de Comunicação – Fone (47) 9924-6503